11 set 2018 - 18h53

Governança aponta caminhos para startups

Em Maringá, Gino Oyamada falou para empresários na TicNova 2018

 *Gino Oyamada

 Tive o prazer de participar da edição 2018 do TicNova, de fato um dos maiores eventos de TI no Sul do país. Recebi a missão da equipe responsável pela trilha business, Regina Acutu, de mostrar aos empreendedores locais e até mesmo para as startups o quão importante é a adoção das melhores práticas de gestão e condutas para o sucesso e longevidade de seus negócios.

 Desmistificar a ideia de que Governança se aplica tão somente a grandes empresas e mostrar sua importância para criar condições e credibilidade para atração de investidores foi a tônica da minha exposição.

 E o público não poderia ser mais adequado e receptivo.

 Talvez poucos saibam que o setor movimenta em Maringá perto de R$ 1 bilhão por ano, com um grande número de empresas já estabelecidas e outras tantas startups, que

já respondem por 13% dos recolhimentos de ISS da cidade. Atualmente, de acordo com números do Sebrae, Maringá e região possuem 209 projetos empreendedores, dos quais 44 foram formalizados e oito já recebem investimentos de fundos ou de uma das duas aceleradoras da cidade. O ecossistema de tecnologia cresce acima dos 20%, tendo a inovação como chave para melhorar a vida das pessoas

Um grande destaque do TicNova 2018 foi o expressivo apoio das autoridades locais, que compareceram para ratificar a criação de um Parque Tecnológico, em área de 120 mil m2, destinado a abrigar mais de 400 empresas de TI.

Este espaço deverá contar ainda com centros de pesquisa e inovação, ambientes de co-working, FabLabs e locais para reuniões, debates e treinamento.

Mas o que mais chama a atenção é o papel desempenhado pela Universidade Estadual de Maringá, numa clara e necessária demonstração de aproximação entre o mundo acadêmico e o mundo real, como pouco tenho visto em outros mercados. Estão de parabéns os organizadores, particularmente a Rafaela Campos, da Software by Maringá, e o Sebrae local.

O TicNova foi criado pelos diversos agentes do setor de tecnologia de Maringá e região com o objetivo de difundir tendências e inovações, e também de gerar novos negócios. A responsável pela realização é a Software by Maringá, uma associação de empresas de tecnologia que busca o crescimento da área e agrupa mais de 100 associados.

 Impressiona a organização e a qualidade do evento, que reuniu mais de 50 palestrantes sobre a atualidade, tendências e os feitos de vários empreendedores da região na área da tecnologia, aplicáveis nos diversos setores da economia – da mobilidade urbana ao agronegócio, passando pela indústria, saúde, finanças e e-commerce.

Estar neste lugar, respirar este mundo maravilhoso da tecnologia, poder conversar e trocar ideias sobre tendências e impactos nos negócios, além de interagir com uma nova geração de empreendedores foi uma aula.

 Mas poder falar e ser ouvido sobre os “desafios e benefícios da Governança Corporativa” foi muito gratificante.

Missão dada, missão cumprida!

*Gino Oyamada é sócio-diretor da 3G Consultoria – Governança, Gestão e Gente

Veja o artigo no jornal O Diário, de Maringá: https://bit.ly/2N6JnnB

Artigos e notícias