INSS cria programa para identificar benefícios irregulares
Programa de Governança e Integridade: cerca de 11% dos benefícios têm indício de erros
Programa de Governança e Integridade: cerca de 11% dos benefícios têm indício de erros
Começou a funcionar no dia 11 de dezembro um programa vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que vai facilitar a identificação de benefícios irregulares e suspender esses pagamentos. Intitulada Programa de Governança e Integridade, a medida integra e cruza dados das instâncias administrativas do órgão, como diretorias de governança, auditoria e setores de gestão de pessoas.
“Esse novo programa parte da premissa de que tão ou mais importante do que a cessação de benefícios irregulares é a identificação das causas que levaram ao pagamento de forma irregular; a origem do benefício irregular; e por que ele ocorreu”, disse o presidente do INSS, Renato Vieira, durante a solenidade de lançamento do programa, em Brasília.
Segundo seu presidente, esse processo de aprendizado permitirá, ao INSS, “uma diminuição gradativa e constante” do número de pagamentos irregulares.
Um balanço divulgado no início da semana pelo INSS aponta que 261 mil benefícios foram cancelados ou suspensos em 2019, após um pente fino ter encontrado “indícios de fraude e irregularidades”.
“Cada um desses benefícios [cessados] gera um aprendizado institucional para o INSS, no sentido de identificar as razões pelas quais houve o pagamento de benefícios irregulares, para que travas sejam estabelecidas e benefícios irregulares não sejam concedidos no futuro”, acrescentou Vieira.
Citando levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Vieira disse que 11% dos benefícios mantidos pelo INSS têm indício de irregularidade.
O Sistema de Governança será encabeçado pelo Comitê Estratégico de Governança e auxiliado por seis comitês temáticos: planejamento; gestão da informação; governança digital; integridade; gestão de contratações; e gestão de pessoas. Eles atuarão como instâncias colegiadas de discussão e deliberação de temas críticos.
Também será reinstalada a Comissão de Ética do INSS, a quem caberá prevenir e reprimir desvios éticos dos servidores do órgão.
Com Agência Brasil
13 dos 15 cargos estão ligados aos setores de tecnologia da informação e internet, com o gestor de redes sociais ocupando a primeira posição do ranking
Teste de integridade mostra que 46% desviariam bens de suas companhias ou não denunciariam colegas
Até dezembro de 2019 foram firmados 11 acordos de leniência com empresas por crimes de corrupção e fraude em licitações
Um bom trabalho é o que está em consonância com o seu plano de vida, e não com o dos outros
Lista foi feita com base em pesquisa com 170 mil funcionários de 80 organizações brasileiras
Programa de Governança e Integridade: cerca de 11% dos benefícios têm indício de erros
Operação Lava Jato marca avanço do Brasil no mapa da ética, desde a realização da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção
Estudos mostram que equipes podem aparentar maior engajamento do que possuem
Empresas que investem em clima organizacional e gestão de pessoas retêm talentos e inspiram o mercado, destaca Christiano Oliveira, da 3G Consultoria
A implantação da governança corporativa terá sucesso se os líderes mudarem comportamentos do dia a dia, de forma gradual e consistente