11 jun 2019 - 13h30

IBEF promove “roda viva” sobre o modelo de governança “Pratique ou Explique”

Evento será no dia dia 18, das 18h30 às 21h, no auditório da Unidade Osório da Universidade Positivo. Participe!

 

O modelo “Pratique ou Explique” considera que determinadas práticas de governança corporativa poderão ser aplicadas conforme a realidade e as necessidades de cada companhia. “Se cumprir não for o mais adequado para sua empresa, explique!”, resume o presidente no Paraná do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR), Claudio Lubasher, que recebe associados e interessados para um painel sobre o tema, em forma de “roda viva”, no próximo dia 18, das 18h30 às 21h, no auditório da Unidade Osório da Universidade Positivo. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas, no endereço https://www.ibefpr.com.br/eventos-inscricao.php?cod=122 ou pelo link https://bit.ly/2K8PGV7.

O tema ainda é novo no país, mas interessa a todas as organizações, independentemente de seu porte, natureza societária ou setor. Já bastante usado em outros países, o modelo ganhou força no Brasil por iniciativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ao adicionar o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas à ICVM 480, que dispõe sobre o registro de empresas de capital aberto, o órgão regulador do mercado de capitais abriu caminho para um avanço significativo da governança corporativa no Brasil, alinhando-se à tendência internacional de disciplinar o tema por meio do sistema “Pratique ou Explique”.

A grande vantagem da abordagem em relação à regulação tradicional é a de exigir explicações para cada desalinhamento, em vez da adoção das práticas definidas no Código. Cabe, no entanto, a cada companhia explicar publicamente à CVM e ao mercado as particularidades que eventualmente justifiquem a escolha pela não adoção de qualquer prática recomendada.

OS DEBATEDORES

O convidado especial para abordar o assunto é Eduardo José Bernini, sócio-diretor e fundador da Tempo Giusto Consultoria Empresarial, com um longo currículo como administrador e conselheiro de grandes empresas. Foi diretor presidente do Grupo AES no Brasil e da Eletropaulo, além de secretário adjunto de Energia no Ministério de Minas e Energia (1994) e no Governo de São Paulo (1995/1996). Atualmente é membro do Conselho de Administração da AEGEA Saneamento S.A., da Usina Coruripe S.A. e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os mediadores são também especialistas em governança:

– Gino Oyamada, sócio gerente da 3G Governança, Gestão e Gente Consultoria Empresarial, é membro de Conselhos de Administração nos setores da saúde, educação, saneamento e financeiro, além de compor Comitês de RH e de Finanças, e de atuar como Facilitador em Conselhos de Família. É colaborador da FDC Fundação Dom Cabral, nos seus Programas de Desenvolvimento de Conselheiros.

– Rafael Bicca Machado, um dos fundadores do CMT – Carvalho, Machado e Timm Advogados, onde lidera a área societária, sendo responsável pela condução jurídica e estratégica de processos de compra e venda de empresas (M&A), entre outras operações comerciais, inclusive de recuperação de empresas e de renegociação de dívidas. É formado em Direito pela PUCSP (1997), com pós-graduação em Direito e Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2000) e mestrado em Ciências Sociais pela PUCRS (2007).

SERVIÇO

Painel de debates “Governança: Pratique ou Explique”

Dia 18/06, das 18h30 às 19h

Auditório da Unidade Osório da Universidade Positivo | Praça Gen Osório, 125, Centro

Ingressos: Isento para associados IBEF | R$ 100,00 para não associados

Patrocinadores

CMT – Carvalho, Machado e Timm Advogados – www.cmtlaw.com.br

3G Governança, Gestão e Gente Consultoria Empresarial – www.3gconsultoria.com.br

 

Talk Assessoria de Comunicação

www.talkcomunicacao.com.br

Artigos e notícias