24 out 2019 - 11h42

Gino Oyamada fala sobre os desafios empresariais nos processos de sucessão

Consultor e diretor da 3G Governança, Gestão e Gente palestrou para empresários catarinenses a convite da CDL de Tubarão

Captura de tela do jornal Diário do Sul mostra foto e entrevista de Gino Oyamada
Gino Oyamada fala aos leitores do jornal Diário do Sul, de Tubarão

O mundo das intenções pode ser bem diferente no mundo real quando o assunto é governança e sucessão nas empresas. Os manuais estão cheios de boas regras, e as empresas, muito bem intencionadas. Mas é preciso mais do que boa vontade para tirar as lições do papel. Principalmente por que a boa sucessão exige acordos bem-feitos.

Foi sobre esses temas que o consultor Gino Oyamada, especialista em governança corporativa e colaborador da Fundação Dom Cabral, debateu ontem com empresários, conselheiros e executivos, durante o Workshop Sucessão e Negócios de Família, realizado pela CDL de Tubarão.

Com a participação do advogado Orlando Celso Silva Neto, especialista em direito societário e professor da Ufsc, foram dadas dicas para que sejam evitados conflitos societários. “Em empresas familiares ou que tenham suas ações divididas entre vários sócios, vale a máxima de o que é acordado não é caro”, alerta o consultor Gino Oyamada, que visitou o DS na tarde de ontem.

“É importante estabelecer acordos que ajudem os sócios ou familiares a gerir e evitar conflitos societários. A boa sucessão exige acordos bem-feitos. Separar a propriedade da gestão, diferenciar o que é a remuneração do capital do trabalho e dos conselheiros, e definir papéis e responsabilidades são algumas das nossas dicas”, ensina.

Leia também em https://bit.ly/32TDvCl

Sobre a 3G Consultoria
A 3G Consultoria – Governança, Gestão e Gente trabalha junto a acionistas controladores, conselhos de administração ou conselhos consultivos das empresas, oferecendo soluções que proporcionem mais eficácia às suas dinâmicas de atuação e gerem resultados sólidos, consistentes e duradouros. As soluções oferecidas englobam ainda o desdobramento de diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração, alinhando a diretoria executiva às estratégias corporativas, de forma a assegurar alto desempenho e adoção das melhores práticas de governança e gestão. Mais informações no www.3gconsultoria.com.br

Talk Assessoria de Comunicação
Marisa Valério
marisa@talkcomunicacao.com.br
41 99109-1034

Artigos e notícias